Início > Business Intelligence > OLTP x OLAP

OLTP x OLAP

Atualmente estou cursando pós-graduação na FATEC – JAHU sobre Business Intelligence (BI), e uma das novidades é quanto ao banco de dados. Vou apenas nesse “post” explicar a diferença entre esse dois tipos:

OLTP

O OLTP (On-line Transaction Processing) capturam a transações de negócios de um sistema e armazena no banco de dados. Esse tipo de base é utilizada em sistemas que registram pequenas transações (INSERT, UPDATE, DELETE)  realizadas em tempo real e que ocorrem constantemente e de forma rápida. Os dados também pode ser alterados e modificados e não salvam históricos dos dados, isso não o qualifica como uma base de dados ideal para ajudar na tomada de decisões. Também é uma base que necessita de backup regularmente, pois caso o banco de dados seja perdido os dados não pode ser reaproveitados.

OLAP

O OLAP (On-line Analytical Processing) oferece uma alternativa diferente. Voltado para a tomada de decisões, proporciona uma visão dos dados orientado à análise, além de uma navegação rápida e flexível. O OLAP recebe dados do OLTP para que possa realizar as análises e essa carga de dados acontece conforme a necessidade da empresa. Sendo um sistema para tomada de decisões, não realiza transações (INSERT, UPDATE, DELETE) pois sua finalidade são consultas. Possui dados atuais e históricos e não há necessidade de backups regularmente, sendo que ele possui informações do OLTP. Caso algo aconteça com a base OLAP basta fazer uma carga novamente.

Uma pergunta, em uma empresa, quem utiliza OLTP e OLAP?

O nível operacional e o nível administrativo utilizam OLTP (vendas, compra, RH, chão de fábrica, etc.) para operações que ocorrem no dia-dia da empresa.

O nível de conhecimento e o nível estratégico da empresa (os administradores por exemplo) utilizam o OLAP para as tomadas de decisões e assim traçar um planejamento estratégico.

Obrigado e até a próxima.

Anúncios
  1. outubro 9, 2010 às 6:15 pm

    Caro Marquinhos, que bom que você postou sobre este tema, possuo um blog na área e gostaria que todos do seu blog tivessem acesso, forte abraço.

    Grimaldo Oliveira
    http://www.bicomvatapa.blogspot.com

  2. Peronn Patherson
    junho 20, 2011 às 8:26 pm

    essa foi a melhor explicação que vi depois de 1h de pesquisa, simples e direta para o que interessa.

  3. André Fernandes
    novembro 12, 2012 às 12:18 pm

    Ótima explicação, irei utilizar como fonte de pesquisa em meu trabalho acadêmico.

    Abraço.

  4. Luma
    abril 10, 2013 às 4:49 pm

    Obrigada pela explicação!

  5. Davi
    abril 9, 2015 às 10:55 pm

    Obrigado. Simples e direto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: